A obrigatoriedade da matrícula
nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou
responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas
escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Segundo a Constituição Federal, o
dever de ofertar o ensino fundamental é do estado e do município, mas a
iniciativa privada também pode ofertar desde que obedeça a legislação vigente.
Ele é organizado em dois ciclos, o primeiro corresponde aos primeiros cinco
anos e é chamado de anos iniciais é desenvolvido, usualmente, em classes com um
único professor regente.
O segundo ciclo corresponde aos
anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de
professores especialistas em diferentes disciplinas. Nos primeiros anos, as
crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras,
imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos
pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal,
familiar e social.
Nos anos finais, os adolescentes
aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos
das matérias que serão a base para a continuidade no ensino
médio.
O ensino fundamental baseia-se em
três eixos, o cognitivo, o pessoal e o social. Por eixo cognitivo entende-se a
capacidade de aprendizagem dos conhecimentos escolares ligados às práticas de
leituras, escrita, cálculos, artes, ambiente natural e social.
O eixo social trata-se de
aprendizagens relacionadas à aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes
e valores relacionados, primeiramente, à formação da identidade pessoal e num
segundo momento, à relação do indivíduo com os demais sujeitos de seu entorno
social.
Já o eixo social constitui uma
mediação entre o indivíduo e os demais componentes dos grupos sociais em que
está inserido.
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